Monitoramento de Servidores

O Servidor é a raiz do T.I de uma empresa e precisa de monitoramento constante

Monitorar é observar, analisar e ficar atento aos possíveis sinais de que algo está fora do comum. Estar pronto para ação, ou mesmo agir antes de algo acontecer, são resultados de um bom ambiente de monitoramento de redes, servidores e serviços. O custo da indisponibilidade pode impactar em uma venda que não pôde ser feita, atraso em entregas, retrabalhos e custos que comprometem o resultado dos negócios, afinal, o tempo que passou não pode mais ser recuperado, e isto gera custos para a empresa.

A infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI é um ambiente complexo que precisa ser gerenciado e que envolve uma série de tecnologias que interagem entre si. Muitos eventos ocorrem no dia-a-dia e são transparentes para os usuários, como backups, gargalos no uso de recursos de servidores, ajustes na performance do banco de dados, tentativas de acesso não autorizados, entre outros. Há também eventos que não podem ser evitados e, se ainda não existem planos para reestabelecer os serviços o mais rápido possível dentro do orçamento previsto, estes têm de ser elaborados com urgência.

O monitoramento de servidores dá à área de TI informações sobre o uso dos recursos, tendências de utilização e alertas que precisam ser analisados com urgência, antecipando ações que precisam ser realizadas para manter os serviços de TI funcionais antes que o usuário final seja afetado. O risco de incidentes aumenta consideravelmente e se perde a capacidade de antever as situações e tomar ações no momento correto. Remediar, além do custo da indisponibilidade, prejudica a imagem da TI e também da empresa. Uma operação estável dá credibilidade à TI e permite que ela tenha mais foco em atividades que gerem valor ao negócio.